A RESSURREIÇÃO DE JESUS – Parte 4

 Imagem

      No post anterior (A agonia e a morte de Jesus), estudamos como Jesus sofreu e foi morto em nosso lugar, como assumiu a culpa por nossos pecados.

Neste post, veremos onde estava Ele enquanto esteve no túmulo. Também falaremos sobre o modo como Ele venceu a morte, como ressurgiu dentre os mortos, o que fez em seguida e para onde foi quando subiu aos céus. Também veremos a promessa de sua segunda vinda e os sinais que a antecedem.

No post anterior, paramos no ponto em que Jesus estava morto sobre a cruz. Os judeus contavam os dias de modo diferente do atual. Seu dia iniciava num pôr-do-sol e terminava no pôr-do-sol seguinte. Aquela sexta-feira em que Jesus foi morto, véspera de sábado, era um dia muito especial. Naquele ano, a comemoração da festa da páscoa coincidia com o sábado semanal, o sétimo dia da semana, que havia sido santificado e abençoado por Deus na semana da criação do mundo; por esse motivo a Palavra de Deus diz que “era grande aquele dia de sábado”. Os judeus consideravam uma profanação do sábado deixar que criminosos ficassem expostos sobre a cruz nas horas do dia sagrado. Em João 19 lemos:

31 Ora, os judeus, como era a preparação, e para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, pois era grande aquele dia de sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados dali.

 Por vezes acontecia que condenados com físico mais resistente ficassem por vários dias pendurados à cruz, antes de morrer. Para que isso não acontecesse, pediram a Pilatos que mandasse quebrar suas pernas para apressar a morte. (Explicar como acontecia a morte na cruz, por asfixia respiratória).

32 Foram então os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado;

33 mas vindo a Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas;

 Jesus, de fato, já estava morto desde as 3 horas da tarde; não havia resistido a todos os sofrimentos recebidos desde o momento em que fora preso.

34 contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

A lança do soldado perfurou a parte mais baixa de Seu coração, por isso saiu primeiro sangue, e depois água. Só de um cadáver poder verter sangue e água; se Jesus não estivesse realmente morto, teria jorrado sangue vivo de Seu coração. Ele não morreu a morte normal de um condenado à cruz, não morreu por asfixia, mas sim por ruptura de Seu músculo cardíaco. Seu coração não suportou mais o peso dos pecados do mundo inteiro, nem a separação do Pai que tais pecados provocaram, e morreu por nós. Morreu esmagado pelo peso dos nossos pecados.

35 E é quem viu isso que dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que diz a verdade, para que também vós creiais. 36 Porque isto aconteceu para que se cumprisse a escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.

Séculos antes o profeta Isaías já havia dito, inspirado por Deus, que nenhum dos ossos de Cristo haveria de ser quebrado, apesar de todas as torturas que deveria sofrer por nós. Então, um homem rico foi a Pilatos e pediu licença para sepultar Jesus.

38 Depois disto, José de Arimatéia  que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. Então foi e o tirou. 39 E Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés.

Nicodemos, outro judeu rico e influente, foi com José de Arimatéia ajudar a sepultar a Jesus. Quantas pessoas influentes ainda existirão hoje, que na ocasião oportuna darão seu testemunho em favor de Jesus, enfrentando oposição e discriminação?

40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus, e o envolveram em panos de linho com as especiarias, como os judeus costumavam fazer na preparação para a sepultura. 41 No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim, e nesse jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda havia sido posto. 42 Ali, pois, por ser a véspera do sábado dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro, puseram a Jesus.

Em Lucas 23 encontramos outro relato da mesma cena:

50 Então um homem chamado José, natural de Arimatéia, cidade dos judeus, membro do Sinédrio, homem bom e justo, 51 o qual não tinha consentido no conselho e nos atos dos outros, e que esperava o reino de Deus, 52 chegando a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus; 53 e tirando-o da cruz, envolveu-o num pano de linho, e pô-lo num sepulcro escavado em rocha, onde ninguém ainda havia sido posto. 54 Era o dia da preparação, e ia começar o sábado. 55 E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguindo a José, viram o sepulcro, e como o corpo foi ali depositado. 56 Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.

 Ao aproximar-se o início do sábado, “repousaram conforme o mandamento”. Não chegaram nem a lavar o corpo sujo de sangue e ferido de Jesus, nem mesmo procurar um outro sepulcro para Ele, mas sepultaram-No apressadamente, para não violar o repouso do sábado, e foram-se para suas casas.

    José, Nicodemos e os demais discípulos, inclusive as mulheres, eram conhecedores da doutrina de Jesus, e sabiam da importância de se guardar os mandamentos de Deus. Sabiam das recomendações de Jesus (João 14):

15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. 23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. 24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.

 As palavras de Jesus incluem a recomendação de se guardar os mandamentos, como se vê em Mateus 5:

17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.

 Embora não cressem na ressurreição de Jesus, os chefes judeus temiam que o corpo de Jesus fosse roubado da sepultura por seus discípulos. Em Mateus 27 lemos:

62 No dia seguinte, isto é, o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus perante Pilatos, 63 e disseram: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, quando ainda vivo, afirmou: Depois de três dias ressurgirei. 64 Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até o terceiro dia; para não suceder que, vindo os discípulos, o furtem e digam ao povo: Ressurgiu dos mortos; e assim o último embuste será pior do que o primeiro. 65 Disse-lhes Pilatos: Tendes uma guarda; ide, tornai-o seguro, como entendeis. 66 Foram, pois, e tornaram seguro o sepulcro, selando a pedra, e deixando ali a guarda.

  Assim, o corpo de Jesus foi deixado a repousar na sepultura durante as horas do sábado. Dispostas a dar um sepultamento digno a seu Mestre, as mulheres voltaram ao sepulcro depois do sábado (ver Lucas 24):

1 Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado. 2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro. 3 Entrando, porém, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 E, estando elas perplexas a esse respeito, eis que lhes apareceram dois varões em vestes resplandecentes; 5 e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia. 7 dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja. 8 Lembraram-se, então, das suas palavras; 9 e, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. 11 E pareceram-lhes como um delírio as palavras das mulheres e não lhes deram crédito.

 Apesar de tantas vezes Jesus haver dito que seria morto para ressuscitar, Seus discípulos ainda não haviam entendido essa verdade. Não tinham alcançado as palavras do Mestre. Em João 20 lemos:

1 No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro. 2 Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. 3 Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais ligeiro do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro; 5 e, abaixando-se viu os panos de linho ali deixados, todavia não entrou. Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os panos de linho ali deixados, 7 e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu. 9 Porque ainda não entendiam a escritura, que era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos. 10 Tornaram, pois, os discípulos para casa.

A pedra havia sido removida por um anjo do Céu, mandado por Deus Pai para acordar Jesus do sono da morte. Vejamos Mateus 28:

1 No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2 E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. 3 o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve. 4 E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos. 5 Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. 6 Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia; 7 e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.

 Jesus foi ressuscitado pelo poder de Deus Pai, que mandou um poderoso anjo para reviver Seu Filho, o nosso Salvador.

  Onde estava Jesus enquanto esteve morto? Vejamos João 20:

11 Maria, porém, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro, 12 e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu-lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. 14 Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus.

 Maria Madalena não pode reconhecer Jesus, a quem havia visto pela última vez sujo de sangue, ferido e sofredor, pendurado numa cruz.

15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. 16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! – que quer dizer, Mestre. 17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

Jesus disse claramente que ainda não havia subido ao Pai enquanto esteve no sono da morte. Essa declaração do Mestre confirma o ensinamento bíblico a respeito do estado dos mortos, que é de inconsciência na sepultura enquanto aguardam a ressurreição para a vida eterna ou para o juízo e condenação à morte eterna. Maria Madalena creu e saiu feliz. Jesus somente subiu ao Pai, no Céu, depois do encontro com Maria Madalena.

18 E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor! -e que ele lhe dissera estas coisas.

Depois disso, Jesus encontrou-Se ainda diversas vezes com Seus discípulos, e durante 40 dias permaneceu com eles, ensinando-os a respeito do plano de salvação da humanidade, e explicando passagens da Bíblia que não haviam compreendido antes. Disse que iria ao Céu, mas que o Espírito Santo desceria sobre eles, para dar-lhe poder para levar o Evangelho a todo o mundo. Atos 1:

8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, 11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Os anjos disseram aos discípulos que Jesus voltaria do mesmo modo que O viram subir, isto é, nas nuvens do céu, à vista de todos. Em muitas ocasiões Cristo prometeu voltar para buscar Seu povo, depois que subisse aos Céus: Em João 14 lemos uma dessas promessas:

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. 3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Em Atos 1:8-11 temos a promessa de dois anjos, logo após Jesus desaparecer por entre as nuvens.

Os apóstolos acreditavam na volta de Jesus, nas nuvens do céu, como os anjos prometeram. Em 1a Tessalonicenses 4, o apóstolo são Paulo declara:

13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

 Cristo prometeu que virá buscar o Seu povo. Vai ressuscitar os que morreram esperando pela Sua volta e em seguida transformará os corpos dos fiéis que estiverem vivos, para levar todos para passar a eternidade com Ele.

      Jesus voltará para buscar os Seus.

      Você deseja estar nesse grupo que vai para os Céus com Jesus?

      Você deseja participar do arremate da obra de salvação que Jesus tem realizado por Seus filhos?

No próximo post, vou encerrar falando dos sinais que Jesus deu para conhecermos o tempo de Sua volta. Veremos o que a Bíblia tem a nos dizer a esse respeito.

Fiquem na paz do Senhor e até o próximo e último post, deste estudo Sobre Jesus Cristo!

…:::Ariane Mirabelli:::…

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑