Orando Com Seu Cônjuge

Muitos casais falam e sabem da importância, mas não conseguem ter uma vida de oração juntos. Por uma série de razões, acabam não fazendo isso em suas próprias vidas.

Fazer da oração uma prioridade é vital ao casamento. Trás intimidade um com outro e para com Deus, crescimento espiritual e momentos preciosos de comunhão e compartilhar. Mas como a prática é bem mais difícil que a teoria, aqui estão algumas dicas para os casais que querem dar início à essa experiência maravilhosa:

Para vencer a falta de tempo no dia a dia, comecem com apenas alguns minutos de oração juntos. Ambos podem orar, ou cada dia um. De acordo com a disponibilidade, esse tempo pode aumentar ou não;
Descubram juntos o melhor horário para fazer desse momento de oração um hábito;
Na oração do casal, deve-se deixar de lado os “estilos” de orar. Alguns oram mais espontaneamente, outros em silêncio, outros formalmente, outros em língua. Lembrem-se que este é também um momento para edificação, e por isso, ambos devem concordar com a oração do outro. Apenas conversem com Deus;
A timidez e a vergonha de orar em voz alta frente ao cônjuge pode ser um empecilho, mas aproveitem para quebrar essa barreira no relacionamento íntimo;
Para facilitar, tirem uma noite apenas para anotar num caderno os pedidos de oração. Coloquem os alvos de vocês como casal, para a família, individual, para a igreja (incluindo Missões) e pelos amigos. É importante para o estabelecimento de seus projetos prioritários e para o fortalecimento da fé, já que com o passar do tempo vocês olharão para os pedidos já respondidos;
Nunca orem como se estivessem “passando um sermão” no cônjuge ou enumerando para Deus todos os defeitos do outro, “para serem tratados”. Pelo contrário, tentem esquecer essas diferenças e realmente busquem a benção de Deus para suas vidas e abençoem um ao outro;
A oração do casal deve ser apenas mais um de seus momentos com Deus. Não ponham fim aos seus minutos de oração diários, individualmente. Neles sim é possível orar para Deus mudar o outro…ou mudar a nós mesmos!

 

Como orar com resultados?

Uma vida de oração requer disciplina. E pode não ser fácil, principalmente quando se tem a impressão de que os esforços são em vão. Mas é preciso aprender a ter prazer na presença do Senhor. E ver os resultados da oração, apesar das circunstâncias.
Aqui estão algumas dicas baseadas no livro The Power in praising God, do lendário Rev. Charles Haddon Spurgeon. Algumas delas já foram publicadas pelo crosswalk.com.

Compartilhe com seu cônjuge, e… pratiquem!

1. Orem confiantemente: Nunca comecem a orar duvidando. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” (Hebreus 11:1). Lembrem-se: nossos impossíveis são nada para Deus. Creiam!
2. Recordem a fidelidade de Deus: Relatem situações em que vocês viram a mão de Deus sobre suas vidas. Tragam à memória aquilo que lhes produza esperança! E declarem juntos Hebreus 13:8, “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
3. Confiem nas promessas: Leiam a Bíblia juntos e se agarrem nas promessas de Deus. Inspirem-se na vida daqueles que confiaram, mesmo em meio às tribulações.
4. Reconheçam seus pontos fracos: Cheguem-se a Deus limpos de coração, reconhecendo seus pecados e fraquezas. Isso pode ser feito com alguns minutos de oração silenciosa. Se quiserem, compartilhem um com o outro o que acham que está desagradando a Deus em suas vidas, ou aquilo que está atrapalhando a comunhão, mas não conseguem deixar. Mas atenção, não criem um ambiente de desconfiança e constrangimento. Lembrem-se: é hora para receber o amor de Deus e um do outro.
5. Declarem a fé: Expressem sua confiança em Deus durante a oração. Exponham os pedidos, mas já agradeçam e adorem a Deus, certos de que a resposta certa, virá dos lábios Dele. (Provérbios 16:1)

Que Deus abençoe o seu lar!

E você, que ainda não é casado (a), que essa leitura possa ter edificado a sua vida!!

…:::Ariane:::…

Um comentário em “Orando Com Seu Cônjuge

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑